top of page
  • Foto do escritorCardioVision

Dez dicas para viver melhor e por mais tempo

Viver muito e viver bem é uma meta que todos buscam. Além do seu perfil genético, alguns fatores podem contribuir decisivamente para isso.


  1. FUMO: Pare de fumar. Evite o fumo passivo. Terapias com substituição de nicotina devem ser usadas com acompanhamento de programas específicos. Lembre-se:  você começou a fumar porque quis.  Vai parar também quando quiser.

  2. DIETA: mantenha uma dieta completa e balanceada. Beba água ao invés de refrigerantes. Coma pelo menos duas porções de peixe por semana, uma sendo peixes gordurosos. Evite fast foods, prefira legumes. Coma frutas frescas ao invés de doces como sobremesa. Evite sal (<5g por dia). Use temperos para dar mais sabor aos alimentos.

  3. CONTROLE DE PESO: Verifique seu índice de massa corporal (IMC).  Se IMC > 25 kg/m2: siga uma dieta para redução de peso; busque uma redução inicial de 5% a 10%.

  4. ÁLCOOL: reduza o consumo de álcool. Recomenda-se um limite no consumo de álcool: 2 drinks por dia para homens e 1 drink por dia para mulheres. Um drink é uma taça de vinho, ou 250ml de uma bebida forte qualquer, ou 1 dose de licor.

  5. SONO: durma pelo menos 7 a 8 horas por noite.

  6. EXERCÍCIOS: Pratique exercícios de 30 a 60 minutos por dia, pelo menos 5 dias por semana.

  7. FATORES PSICOLÓGICOS:  aprenda a lidar com estresses emocionais. Use técnicas de relaxamento e outros métodos de controle de estresse, como buscar conforto na oração.

  8. HIPERTENSÃO: Mantenha uma boa pressão arterial ( < 140/90 mmHg, ou < 140/85 mmHg quando tiver diabetes mellitus).

  9. DIABETES: Mantenha um Bom controle da glicemia e HbA1C < 7,0% (hemoglobina glicada).

  10. OUTROS DISTÚRBIOS: programe check-up médico regularmente e siga as recomendações do seu médico.

  11. SEJA FELIZ: não se deixe abater pelos problemas da vida, que é curta. Busque prazer nas coisas boas e simples da vida, nas dádivas que Deus nos dá durante nossa existência.

30 visualizações
bottom of page